Execute Formate

Começando

Baixar a distribuição Go

Baixar Go Clique aqui para visitar a página de downloads

Clique no link acima para visitar a página de downloads do projeto Go e selecione a distribuição binária que corresponde ao seu sistema operacional e arquitetura de processador.

Distribuições oficiais dos binários estão disponíveis para o FreeBSD, Linux, MacOS X (Snow Leopard, Lion e Mountain Lion), NetBSD, e os sistemas operacionais Windows e 32-bit (386) e 64 bits (amd64) arquiteturas de processadores x86.

Se uma distribuição binária não está disponível para a sua combinação de sistema operacional e arquitetura que você pode querer tentar instalar a partir do código-fonte ou instalar gccgo em vez de gc .

Requisitos do sistema

O compilador gc suporta os seguintes sistemas operacionais e arquiteturas. Verifique se o seu sistema atende a esses requisitos antes de prosseguir. Se o seu sistema operacional ou arquitetura não está na lista , é possível que gccgo possa suportar a sua configuração , consulte Configurando e usando gccgo para mais detalhes.

Sistemas operacionais Arquiteturas Notas

FreeBSD 7 ou superior amd64, 386, arm Debian GNU/kFreeBSD não é suportado; FreeBSD/ARM precisa do FreeBSD 10 ou superior
Linux 2.6.23 ou superior com glibc amd64, 386, arm CentOS/RHEL 5.x não é suportado; sem distribuição binária para ARM ainda
Mac OS X 10.6/10.7 amd64, 386 use o gcc que vem com Xcode
Windows 2000 ou superior amd64, 386 use mingw gcc; cygwin ou msys não é necessário
NetBSD 6 ou superior amd64, 386

gcc é necessário apenas se você planeja usar cgo.
Você só precisa instalar as ferramentas de linha de comando para Xcode. Se você já tiver instalado o Xcode 4.3+ , você pode instalá-lo a partir da guia Componentes do painel de preferências de Downloads.

Instale as ferramentas Go

As distribuições binárias de Go presumirão que eles serão instalados em /usr/local/go (ou c:\Go em Windows), mas é possível instalá-los em um local diferente. Se você fizer isso, você vai precisar definir a variável de ambiente GOROOT para esse diretório ao utilizar as ferramentas Go.

Por exemplo, se você instalou Go para seu diretório home, você deve adicionar os seguintes comandos para $HOME/.profile:

export GOROOT=$HOME/go
export PATH=$PATH:$GOROOT/bin

Os usuários do Windows devem ler a seção sobre como configurar as variáveis ​​de ambiente no Windows.

Tarballs FreeBSD, Linux, Mac OS X e NetBSD

Se você estiver atualizando a partir de uma versão anterior do Go você deve primeiro remover a versão existente no diretório /usr/local/go:

rm -r /usr/local/go

Extraia o arquivo dentro da /usr/local, criando o diretório Go em /usr/local/go. Por exemplo:

tar -C /usr/local -xzf go1.1.linux-amd64.tar.gz

O nome do arquivo pode variar, dependendo da versão de Go que você está instalando, sistema operacional e da arquitetura do processador.

(Normalmente, estes comandos devem ser executados como root ou através do sudo.)

Adicionar //usr/local/go/bin na variável de ambiente PATH. Você pode fazer isso adicionando esta linha ao seu /etc/profile (para a instalação em todo o sistema ) ou $HOME/.profile:

export PATH=$PATH:/usr/local/go/bin

Instalador de pacotes Mac OS X

Abra o arquivo de pacote e siga as instruções para instalar as ferramentas Go. O pacote instala a distribuição go em /usr/local/go.

O pacote deve colocar o diretório /usr/local/go/bin na variável de ambiente PATH. Você pode precisar reiniciar as sessões de terminal abertas para que a alteração tenha efeito.

Windows

O projeto Go oferece duas opções de instalação para usuários do Windows (além da instalação pelo código-fonte): um arquivo zip que necessita definir algumas variáveis ​​de ambiente e um instalador MSI experimental que configura a sua instalação automaticamente.

Arquivo Zip

Extraia o arquivo zip para o diretório de sua escolha (sugerimos c:\Go).

Se você escolher um diretório diferente de c:\Go, você deve definir a variável de ambiente GOROOT para o seu caminho escolhido.

Adicione o subdiretório bin da raiz Go (por exemplo, c:\Go\bin) para a variável de ambiente PATH.

Instalador MSI (experimental)

Abra o arquivo MSI e siga as instruções para instalar as ferramentas Go. Por padrão, o instalador coloca a distribuição Go em c:\Go.

O instalador deve colocar o c:\Go\bin na variável de ambiente PATH. Pode ser necessário reiniciar qualquer prompts de comando aberto para que a alteração tenha efeito.

Definindo suas variáveis ambiente no Windows

No Windows você pode definir variáveis ​​de ambiente através do botão "Variáveis ​​de Ambiente " na aba " Avançado" do painel de controle do "Sistema" . Algumas versões do Windows fornecem este painel de controle através da opção "Configurações Avançadas de Sistema" dentro do painel de controle em "Sistema" .

Testando sua instalação

Verifique se Go foi corretamente instalado construindo um programa simples, como se segue.

Crie um arquivo chamado ola.go e ponha o programa a seguir dentro dele:

package main

import "fmt"

func main() {
    fmt.Printf("olá, mundo\n")
}

Então rode isso com a ferramenta go:

$ go run ola.go
olá, mundo

Se você ver a mensagem "olá, mundo" então sua instalação Go está funcionando.

Configurando seu ambiente de trabalho

Você quase acabou. Só precisa configurar mais algumas coisas.

Como escrever código Go Aprenda como configurar e usar as ferramentas de Go

O documento Como escrever código Goinstruções essenciais de como configurar um ambiente de trabalho para construir e testar código Go.

Próximo passo

Comece dando um passeio por Go.

Construia uma aplicação web, seguindo o Tutorial Wiki.

Leia Go Efetivo para aprender sobre como escrever código Go idiomático.

Para mais, consulte a extensa documentação de Go.

Assine a lista de discussão golang-announce para ser notificado quando uma nova versão estável de Go é liberada.

Recursos comunitários

Para obter ajuda em tempo real, pode haver usuários ou desenvolvedores no #go-nuts no servidor IRC da Freenode

A lista de discussão oficial para discussão da linguagem Go é a Go Nuts.

Erros devem ser reportados utilizando o Go issue tracker.